Quinta-Feira Maior - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Quinta-Feira Maior

Gostava de saber a que data se refere a Quinta-Feira Maior.

Regina Monteiro Portugal 3K

Quinta-Feira Maior faz parte da Páscoa, que é uma festa móvel de acordo com o calendário litúrgico cristão ocidental.

Para além do calendário usado na Europa, existem outros. Os chineses, os árabes e os judeus, por exemplo, usam calendários próprios. A Igreja Católica, para além do calendário civil comum para as festas fixas, usa um calendário baseado na tradição para as festas móveis como a Páscoa.

Inicialmente, a Páscoa era celebrada no equinócio de Março. Actualmente, a Páscoa nunca pode ser celebrada antes de 22 de Março nem depois de 25 de Abril. Há outras festas que estão relacionadas com o Domingo de Páscoa, como o Carnaval (47 dias antes) e as cerimónias do Corpo de Deus (60 dias depois).

O matemático Gauss, que viveu entre 1777 e 1855, criou um modelo aritmético que permite saber a data da Páscoa em cada ano civil.

A. Tavares Louro
Classe de Palavras: substantivo