Conhecer o significado dos elementos de composição de uma palavra ajuda à sua melhor compreensão, como acaba de demonstrar.
Quanto à sua sugestão, é de lembrar que as regras de ortografia de uma língua levam muito tempo a fixar-se e que a sua alteração não pode ser feita sem razões fortes para que tal aconteça.
O K, como ainda não faz parte do alfabeto português – passará a fazer, se o novo Acordo Ortográfico entrar em vigor –, é utilizado apenas em casos específicos, como o das unidades de medida, que pertencem ao Sistema Internacional de Unidades (SI).
Note, no entanto, que a palavra quilómetro, pelo seu uso corrente, não oferece dúvidas de maior, nem quanto ao significado nem quanto à ortografia. O mesmo já não se pode dizer das muitas palavras em cuja formação entram compostos eruditos e que não dispensariam um estudo mais aprofundado da língua...
P.S.- Tomei a liberdade de fazer algumas correcções no seu texto, uma vez que a comunicação via Internet não nos desobriga da atenção que a língua nos deve merecer, não deixando de dispensar o uso dos acentos e dos sinais de pontuação.