Quarteira, mais uma vez - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Quarteira, mais uma vez

A dúvida do Sr. António Correia sobre a questão "à Quarteira/a Quarteira" (7/7/98) foi respondida em relação ao artigo utilizado normalmente antes do topónimo. A minha questão é como saber qual o artigo correcto sem contactar os naturais?

Tiago Xarepe Faro, Portugal 6K

A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira traz de Quarteira, o que subentende o uso do nome da terra sem artigo. Assim sendo, dir-se-á "ir a Quarteira", com a preposição apenas, igualmente sem artigo. De resto, é assim que se regista localmente. Por exemplo: Junta de Freguesia de Quarteira +  20 hotéis de Quarteira + Praia de Quarteira + Quarteira, concelho de Loulé + Em Quarteira + Calçadão de Quarteira

F. V. Peixoto da Fonseca