Pronúncia da letra r e do duplo r em português - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pronúncia da letra r e do duplo r em português

Existe uma única pronúncia (ou, para ser mais rigoroso, fonética) para a letra “r”, e.g. como dupla ou no início de uma palavra, na língua portuguesa? Notei que no Norte se tende a pronunciar o duplo “r” ou o “r” simples no início de uma palavra como em espanhol ou italiano (e.g. Sorrento) ; no Sul, tende a ser utilizado um 'r' "francês", gutural; Alguma destas pronúncias é incorrecta? Existe alguma diferença entre a pronúncia entre um 'r' no início de uma palavra (e.g. “rápido”) e o de um duplo 'r' (e.g. “carro”)?
Os meus agradecimentos antecipados.

Artur Frias Rebelo Portugal 8K

No meio de vogais (p. ex. em para) português é sempre alveolar apical simples, isto é, a ponta da língua só dá um toque. O r inicial, tal como o dobrado (rr) tem, de facto duas pronúncias, uma também apical, mas múltiplo, ou seja com mais toques, o que lhe dá o chamado som rolado, muito usado ainda sobretudo no Norte de Portugal, e o uvular, muito parecido com o r alemão, que é actualmente o mais usado.

F. V. Peixoto da Fonseca