Ora vejamos, resumidamente, as regras da formação do plural dos substantivos e adjectivos, cuja vogal tónica do masculino é o fechado (ô):
- Se o feminino é em ô, o plural dos dois géneros é em ô: garoto, garota; garotos, garotas; tolo, tola; tolos, tolas.
- Se o feminino é em ó, o plural é em ó em ambos os géneros: cachopo, cachopa (ó); cachopos (ó), cachopas (ó).Se o masculino não tiver feminino, o plural é, nuns casos, em ô; e noutros em ó:
- Plural em ô: piolho, piolhos (ô); molho, molhos (ô); pescoço, pescoços (ô); estojo, estojos (ô); esgoto, esgotos (ô).
- Plural em ó: tremoço, tremoços (ó); almoço, almoços (ó) [1];jogo, jogos(ó).
Quando não há feminino, a tendência é para formarmos o plural em ó.
Notas
- Quando não há feminino, a tendência é para formarmos o plural em ó. Por isso, muitas pessoas enganam-se e dizem erradamente os pescoços (có), os estojos (tó), os esgotos (gó), os molhos (ó) como plural de molho (mô) com o significado de "líquido em que se refogam iguarias ou que se junta a elas para serem servidas."
O plural de molho (ó), significando feixe, braçado, paveia, é que é molhos (mó). Não confundamos os saborosos molhos (mô) com os molhos (mó), que às vezes dão trabalho a transportar. - Nas localidades onde dizem o poço (pô) e a poça (pó), dizem no plural os poços (pó) e as poças (pó); mas nas localidades onde dizem o poço (pô) e a poça (pô), dizem os poços (pô) e as poças (pô).
[1 N. E. (12/11/2024) – No Brasil, a pronúncia corrente de almoços tem o fechado na sílaba tónica (-mo-), conforme indica Maria Helena de Moura Neves, em Guia de Usos do Português Confrontando Regras e Usos, 2003).]