"Pedigree" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
"Pedigree"

Gostaria de saber sobre a origem da palavra pedigree, se pertence ao nosso idioma e se é errado se escrever "pedigri". Desde já fico muito grato.

Roberto O. de Faria Brasil 5K

“Pedigree” é uma palavra de língua inglesa que tem origem na forma francesa "pied-de-grue", que equivale a pé-de-grou, sinal com que os criadores de cavalos marcavam a genealogia dos animais nos respectivos registos. "Pedigree" equivale, portanto, a genealogia, linhagem ou ancestralidade. Como vemos, algumas pessoas podem ter relutância em usar estes vocábulos relativamente aos animais e, por isso, optam por uma palavra estrangeira. A grafia da palavra "pedigree" é bastante próxima de "pedigri". A palavra inglesa é acentuada na primeira sílaba, mas as duas vogais finais ee correspondem ao i longo [i:] dando lugar a que os portugueses a pronunciem como aguda [pedi'gri]. Veremos se, no futuro, os dicionaristas a aceitam. “Pedigri” será um passo em frente na integração desta palavra na língua portuguesa.

A. Tavares Louro
Classe de Palavras: substantivo