O parágrafo modelo é uma unidade no texto (com um ou mais períodos) no qual se desenvolve uma ideia central; podendo ter outras (secundárias) associadas. Atendendo a este princípio, o parágrafo deve ficar bem assinalado, sempre que se deseje deixar clara a noção desta unidade.
Um processo de distinguir os parágrafos uns dos outros pode ser usar o sinal constituído por dois ss agrupados na vertical (a parte inferior do mais elevado coincidindo com a superior do mais baixo), com se tem visto em textos oficiais.
Outro processo, usado habitualmente, é avançar algumas letras no início do parágrafo (processo utilizado nesta resposta, onde se ponderou a linha orientadora em cada um dos parágrafos). Nas normas ortográficas o avanço das letras não está expressamente recomendado, mas todo o texto (incluindo o do novo acordo) é elaborado nesta regra.
Também há o hábito de iniciar os parágrafos sem nenhum sinal ou avanço das letras. No meu ponto de vista, isto é legítimo se houver entre parágrafos um intervalo maior do que o usado entre linhas, ou outro qualquer processo de separação.
O que acabo de escrever só se aplica se a necessidade da unidade no parágrafo for, de facto, considerada com interesse pelo autor do texto. Pode não se verificar em composições artísticas (que muitas vezes primam pela polissemia e pela ambiguidade…).
Ao seu dispor,