De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, uma família de palavras designa o conjunto de palavras que partilham um radical comum. Estas palavras podem ser formadas pelos processos de derivação ou de composição e estão relacionadas etimológica e morfologicamente com o seu radical.
De acordo com os dicionários consultados, bem como com a base de dados morfológica Mordebe, as palavras pertencentes à família de rua são:
arruadeiro, arruaceiro (o mesmo que ruaceiro), arruado, arruador (o mesmo que ruador), arruamento, arruar, arruaça (o mesmo que ruaça), arruaçar, arruaçado, arruaçador, arruação, ruela, rueiro.
Relativamente à palavra lixo, pode considerar-se como palavras da sua família as palavras lixoso, lixeira, lixeiro e lixento. Também se pode considerar a palavra composta caixote do lixo como pertencente à família de lixo.
A palavra felicidade pertence à família da palavra feliz. A palavra feliz tem como família o seguinte conjunto de palavras: desinfelicidade, desinfeliz, infelicidade, infelicitador, infelicíssimo, infelicitar, infeliz, felicitação, felicitador, felicíssimo, felicitar, felizão, felizardo, felizmente, felizona.