DÚVIDAS

Palavras com mais de um ç

Sou brasileiro e um curioso pela língua portuguesa.

Atualmente estou interessado em palavras em português, escritas com mais de um (c) cedilha.

Já conheço algumas mas, há muito tempo atrás, consultando o dicionário Caldas Aulete, me deparei com as seguintes palavras, com as respectivas origens geográficas:

Açarçalhar (Minho);
Caçarraça (ilha do Pico, onde fica a ilha do Pico?);
Moçaço (árvore africana, de qual país?);
Muçaça (Moçambique);
Quiçandaçuala (pássaro de Angola), Quiçoçoria (ave africana, de qual país?).

Farei três perguntas:

Essas palavras são mesmo usadas até hoje?

As origens geográficas estão corretas?

Vocês conhecem outras palavras em português escritas com mais de um (c) cedilha? Agradeço a atenção.

Resposta

O Dicionário da Porto Editora não regista nenhum dos vocábulos, e o Vocabulário de Rebelo Gonçalves apenas moçaço, que a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira explica ser árvore africana, de folhas simples e flores hermafroditas, muito vulgar nas margens do Levo. A mesma Enciclopédia não traz muçaço, mas sim muçaco (sem o 2.º ç), tambor que se tocava na abertura de uma audiência, no antigo reino do Goio, Cabinda. Esta última obra abriga quiçandaçuala, acrescentando que o pássaro também se chama kimba; igualmente acolhe caçarraça, designação de “galinha” na ilha do Pico (Açores). A Enciclopédia diz que açarçalhar é provincianismo minhoto com o significado de gaguejar. E mais não lhe posso dizer, excepto que nunca me dei ao trabalho de averiguar que palavras têm mais de um ç!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa