DÚVIDAS

Olimpíada

Sabemos que a palavra "olimpíada" é uma medida de tempo, que corresponde a quatro anos – período transcorrido entre os jogos, ou seja, enquanto a famosa tocha é transportada de mão em mão, entre uma e outra sede olímpica. O sentido original deste termo, portanto, nada tem que ver com as competições desportivas em si, que nada mais são que um marco temporal, balizando o início e o fim de uma olimpíada.

Não obstante, nota-se que a uso da palavra "olimpíada", para significar as próprias efemérides desportivas, é uma impropriedade que tem curso não apenas no Brasil (não sei se em Portugal sucede o mesmo), como também em países de fala espanhola – lembro-me como me incomodava o uso oficial desse termo, durante as solenidades de abertura e clausura dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Tal não é o caso dos países de língua inglesa ou francesa, onde o normal é dizer "Olympic Games", ou "Jeux Olympiques".

Em que medida se deve legitimar o uso generalizado da palavra "olimpíada", com o sentido desvirtuado que se lhe atribui?

Resposta

O sentido vernáculo  termo olimpíada é o período de quatro anos entre a realização dos Jogos Olímpicos, em Olímpia. Refiro-me, para que não haja quaisquer dúvidas, aos Jogos Olímpicos gregos, que se realizavam em honra de Zeus. De tal modo o vocábulo "olimpíada" designava uma medida temporal que era frequentemente usado pelos historiadores. Políbio, por exemplo, faz a datação dos acontecimentos que descreve por olimpíadas, subdividindo-as ainda em períodos de dois anos. No entanto, qualquer dicionário de Português nos diz que «olimpíadas», no plural, indica os Jogos Olímpicos modernos que se realizam desde 1896.

Não é de estranhar que assim seja já que o Inglês faz o mesmo com o vocábulo olympiad, que tanto pode designar o período de tempo entre a realização dos Jogos Olímpicos na Grécia antiga, como os actuais Jogos Olímpicos.

 

N.E. – Como se refere em texto posterior a esta resposta – vide Os Jogos Olímpicos de A a Z (4/08/2016 ) –, na designação oficial do Movimento Olímpico e conforme o estatuído por todos os Comités Olímpicos Nacionais, uma olimpíada designa, apenas e só, o período de quatro anos decorridos entre duas celebrações consecutivas dos Jogos Olímpicos, com início em 1 de janeiro do primeiro ano, terminando a 31 de dezembro do quarto ano.

Cf. Breaking, nova modalidade olímpica

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa