O uso do plural majestático - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O uso do plural majestático

Devo dizer:
– nós fomos confrontados
ou
– nós fomos confrontada?

Maria do Carmo Gregório Portugal 7K

Deve dizer «Nós fomos confrontada» se estiver a utilizar o plural majestático (também conhecido como plural de modéstia), pois, quando se usa o plural majestático, quaisquer adjectivos ou particípios referentes ao sujeito devem concordar com este de acordo com o seu género e número naturais e não segundo o número gramatical do sujeito.

Obviamente, isto só se aplica se estiver a ser utilizado o plural majestático. Quando o plural gramatical equivale a um plural semântico, a concordância processa-se de forma regular, até porque neste caso género e número gramaticais e género e número naturais coincidem.

Francisco Costa