O topónimo Dominguizo (Portugal) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O topónimo Dominguizo (Portugal)

Como se escreve o nome desta localidade do concelho da Covilhã, "Dominguiso" ou "Dominguizo"?

João Manuel Mendes Portugal 4K

O Dicionário Corográfico de Portugal, de A. C. Amaral Frazão (Editorial Domingos Barreira, Porto, 1981) regista com s: Dominguiso (freguesia do concelho da Covilhã, donde dista 11 km.). Em contrapartida, o Dicionário Onomástico-Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado regista com z (Dominguizo), acrescentando que talvez venha das formas do antigo patronímico “Dominiguiz”, “Dominiquiz” e “Dominiquici” com influência de guiso, mas sem dar explicação.

Contactámos a Junta de Freguesia de Dominguizo/Dominguiso, onde o Sr. José Duarte Minhoto nos explicou que era tradição escrever Dominguizo até há cerca de 50 anos, mas a partir daí surgiu a forma Dominguiso. Contudo, por alturas da criação do brasão desta localidade, a Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses considerou que Dominguizo era a forma correcta deste topónimo. No Diccionario Chorografico de Portugal, de 1889 e da autoria de F.A. de Mattos, é igualmente a forma com z que aparece, mas tal não é significativo, dada a instabilidade da ortografia portuguesa na época em que esta obra foi publicada.

Há várias histórias à volta da origem deste nome (consultar este “site”). Entre elas é de destacar a que considera que o nome deriva de uma expressão latina ou alatinada, ‘dominus quesum’ («senhor do queijo»), provavelmente aludindo à produção de lacticínios, famosa na zona, a partir da qual se teriam obtido sucessivamente as formas “dominogueso” e “dominguiso”.

Se fosse esta a etimologia, estaria explicada a grafia com s, mas tudo não passa de uma hipótese com muito pouco fundamento. Deste modo, com base na tradição e supondo que o topónimo remonta ao patronímico medieval “Dominiguiz”, parece por enquanto preferível escrever Dominguizo – com z.

José Mário Costa/Carlos Rocha