O substantivo retreinamento - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O substantivo retreinamento

Gostaria de saber porque a palavra retreinamento não existe no dicionário da língua portuguesa. Esta palavra é reconhecida como oficial? Pergunto pois gostaria de fazer uma proposta e usar este termo, porém não sei se ela é realmente oficial.

Obrigada.

Simone Simone Administrativa Piracicaba, Brasil 4K

A versão digital do Dicionário Aulete regista a palavra retreinamento, apresentando a seguinte aceção da mesma: «Processo que retoma e complementa as instruções já dadas ao mesmo funcionário ou esportista.» Na mesma fonte encontramos de igual modo a forma verbal retreinar, da qual a palavra retreinamento deriva.

Convém acrescentar que, dada a produtividade na língua portuguesa do prefixo re-, nem todas as palavras em uso nas quais encontramos o referido prefixo estão dicionarizadas, em parte porque a nossa própria intuição nos permite aceder ao seu significado, sendo por isso desnecessária a sua dicionarização.

Rúben Correia
Classe de Palavras: substantivo