O sentido de «expressão plástica» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O sentido de «expressão plástica»

Qual a lógica de «expressão plástica» para nos referirmos à pintura, à escultura...

Obrigada. 

Marta Maria Barroso Gouveia Estudante Porto, Portugal 413

    Plástico, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é o «que se pode modelar com os dedos e receber diferentes formas. = dúctil, maleável, moldável». Acrescenta ainda «que é relativo a ou provoca reação estética causada pelas formas (ex.: artista plástico; obra plástica).»   

       As artes plásticas usam técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens, para dar a conhecer expressões que podem ser apresentadas em diversos suportes.

     O artista plástico manuseia papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais, etc., e com estes materiais forma objetos que, quando exibidos, provocam uma reação estética. Logo, o seu trabalho resulta de dar expressão artística a materiais que moldou criativamente, a tal «expressão plástica», referida pela consulente.

     Por outro lado, esta ductibilidade é própria de um «tipo de resina sintética, modelável, de grande importância industrial»¹, de que é feito, por exemplo, o saco de plástico. 

      Ainda sobre a maleabilidade referente aos materiais das artes plásticas, com o intuito de moldar, dar forma, estendeu-se o conceito a um certo tipo de cirurgia que tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas, «a cirurgia plástica». 

¹Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Maria Eugénia Alves
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras