Plástico, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é o «que se pode modelar com os dedos e receber diferentes formas. = dúctil, maleável, moldável». Acrescenta ainda «que é relativo a ou provoca reação estética causada pelas formas (ex.: artista plástico; obra plástica).»
As artes plásticas usam técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens, para dar a conhecer expressões que podem ser apresentadas em diversos suportes.
O artista plástico manuseia papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais, etc., e com estes materiais forma objetos que, quando exibidos, provocam uma reação estética. Logo, o seu trabalho resulta de dar expressão artística a materiais que moldou criativamente, a tal «expressão plástica», referida pela consulente.
Por outro lado, esta ductibilidade é própria de um «tipo de resina sintética, modelável, de grande importância industrial»¹, de que é feito, por exemplo, o saco de plástico.
Ainda sobre a maleabilidade referente aos materiais das artes plásticas, com o intuito de moldar, dar forma, estendeu-se o conceito a um certo tipo de cirurgia que tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas, «a cirurgia plástica».