O adjectivo consecutiva significa «que se segue imediatamente; sucessiva; ininterrupta». Não se pode, portanto, falar nessa 1.ª vez como consecutiva, porque ela inicia uma série, não lhe dá sequência.
O FC Porto, após um período sem ganhar o campeonato, veio a sagrar-se campeão na época passada, proeza que repetiu neste ano, ou seja, é campeão duas vezes seguidas, e a 2.ª vez é consecutiva, o que vai de certa forma ao encontro da ideia veiculada na alínea a) da pergunta.
Mas – e perdoe-me se estiver errado – julgo que não era esta a dúvida que o feito do clube azul e branco terá suscitado no nosso estimado consulente.
Não estará ela, a dúvida, relacionada antes com o epíteto bicampeão? Bicampeão significa «campeão duas vezes», mas essas vezes não têm de ser seguidas. Fazendo contas, o FC Porto, campeão nacional pela 20.ª vez, é bicampeão 10 vezes. O Benfica, que este ano terminou a prova em 2.º lugar, é, por força dos seus 30 títulos, bicampeão 15 vezes, tricampeão 10 vezes, pentacampeão 6 vezes, e por aí fora. Isto percebe-se melhor se nos lembrarmos de que o Brasil se sagrou pentacampeão mundial ao vencer esta última edição do Campeonato/Copa do Mundo, em 2002, depois de já ter vencido a prova em edições dispersas (1958, 1962, 1970 e 1994). Porém, vai-se enraizando essa ideia de que bicampeão = campeão duas vezes seguidas, tricampeão = campeão três vezes seguidas, etc.