DÚVIDAS

«O intervalo entre...» e a expressão «Por intervalos»

É correcto dizer-se «o intervalo "por entre" [ou só "entre"?] alguma coisa», ou é «o intervalo "de"» alguma coisa»?

«Intervalo entre as árvores/casas/etc.», ou «intervalo por entre as árvores/casas, etc.», alguma das formas é a mais correcta, ou trata-se de uma redundância, uma vez que intervalo já implica ser «entre» alguma coisa?

Muito obrigado.

Resposta

Sem contexto, a palavra intervalo, além de «espaço que separa dois pontos, dois objetos ou dois lugares», é também «lapso de tempo que medeia entre momentos, épocas, datas, acontecimentos; intermitência; interrupção» e «cessação temporária de algum ato ou trabalho; pausa». Além disso, ainda é, «em jogos (como o futebol), pausa entre o primeiro e o segundo tempo»; e, em rádio e televisão, «espaço de tempo entre dois segmentos de um programa, us. para a transmissão de comerciais». Temos ainda a expressão da estatística «intervalo de distribuição», que refere a natureza do intervalo, tratando-se de «diferença entre o maior e o menor valor de uma distribuição» [In Dicionário Eletrônico Houaiss].

Estas são algumas das acepções mais usuais da palavra intervalo, e não parece necessário o por de «o intervalo por entre...», dado que basta «o intervalo entre...» («o intervalo entre a 1.ª e a 2.ª parte do espectáculo», «o intervalo entre a 1.ª e a 2.ª Guerra Mundial», etc.).1 Apesar de intervalo (de latim intervallum, «espaço entre duas estacas») incluir etimologicamente a mesma noção da preposição entre (do latim inter, «entre»), a expressão «intervalo entre» não é considerada redundante, certamente porque a evolução semântica do substantivo o torna interpretável como «espaço», «pausa», sem se salientar a noção dos limites desse espaço ou dessa pausa. Refira-se também que, tratando-se da natureza do intervalo, «intervalo de...» é igualmente possível.

Acrescente-se, por último, que a palavra intervalo, sendo destituída de traços semânticos relativos à noção de movimento, se revela incompatível com a selecção da locução «por entre», «pelos meandros de; pelos desvios de» (ex.: «fugiu por e. as árvores», Dicionário Houaiss), na qual por é marca de movimento.2

1 Para além do que já foi dito em outras respostas, é de referir que o valor/sentido da preposição entre, tal como nos dizem Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, 13.ª ed., Lisboa, Sá da Costa, 1997, p. 566) , está associado a «situação = posição no interior de dois limites indicados, interioridade», podendo referir-se a diferentes realidades/universos: 
    a) no espaço:
Convém intercalar este capítulo entre a primeira oração e a segunda do capítulo CXXIX.
(Machado de Assis, Obra Completa, p. 531) 
Os seus olhos encontraram-se com a máscara que estava pendurada na parede entre duas lanças.
(Castro Soromenho, Viragem, p. 190) 
           Entrou a criada com uma travessa onde fumegava um galo assado, entre batatas loiras.
(Branquinho da Fonseca, O Barão, p. 37) 
    b) no tempo:
Todos os barcos se perdem entre passado e futuro.
(Cecília Meireles, Obra Poética, p. 37) 
  A terra nativa lá continuava a acenar. Mas a alma dele ia-se dividindo entre o passado e o presente, escanchada sobre o oceano.
(Miguel Torga, Traço de União, p.47) 
   c) na noção:
O cunhado, Daniel, que tratava da mortalha, movia-se entre o dever e o desespero.
(Miguel Torga, Contos da Montanha, p. 179) 
Prossiga ela sempre dividida entre compensações e desenganos.
(Vinicius de Morais, Livro de Sonetos, p. 74) 

2 A preposição por exprime uma ideia de «movimento de aproximação a um limite» (Cunha e Cintra, ob. cit., p. 570) ou de «percurso de uma extensão entre limites» (idem, p. 569). Importa observar, no entanto, que intervalo pode ser precedido de por, como na expressão consagrada «por intervalos», que significa «de vez em quando; de espaço a espaço», regist{#|r}ada no Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora».  

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa