O discurso relatado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O discurso relatado

O que é um discurso directo relatado?
E como se faz ou encontra-se na frase?

Francisco Gomes Portugal 14K

Um discurso relatado é um discurso indirecto. Por meio de um discurso indirecto relata-se um discurso directo (uma pergunta, uma resposta, um diálogo, etc.). O discurso indirecto consiste na transmissão diferida de palavras geralmente anteriormente proferidas. O autor do discurso indirecto incorpora no seu próprio falar frases suas ou de outrem, construindo orações subordinadas e alterando a forma como foram inicialmente proferidas.
No plano formal, na escrita, o discurso directo é marcado pelos dois pontos, o travessão, a mudança de linha, o uso de exclamações, interrogações, interjeições, vocativos, imperativos, o predomínio da 1.ª e da 2.ª pessoa. No discurso indirecto ocorre o relato do que foi dito, respeitando-se o conteúdo, mas alterando-se a forma.


Discurso directo Discurso indirecto
- Vais sair?, perguntou ele.
- Não!, disse ela.
Ele perguntou-lhe se ela ia sair.
Ela disse-lhe que não.

 

Maria Regina Rocha