DÚVIDAS

O coletivo de recrutas

Qual é o nome coletivo de recrutas?

Resposta

O Dicionário Eletrônico Houaiss classifica leva (substantivo feminino) e magote (substantivo masculino) como nomes coletivos de recruta.

Note-se que leva significa genericamente «ajuntamento de pessoas; grupo, magote» (idem), além de ter outras aceções, entre as quais se salienta uma com relevância para o seu uso como coletivo: «antigo sistema de recrutamento forçado, em que as autoridades militares competentes procediam a uma triagem dos recrutas trazidos à sua presença, algemados aos pares» (idem). A magote atribui-se geralmente o sentido de «ajuntamento de pessoas ou de coisas; amontoado, porção» (idem).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa