Numerais em datas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Numerais em datas

Surgiu uma dúvida que gostaria de ver esclarecida: quando num texto aparece referência à quantidade expressa em número, por ex.: «20 dias», «5 de maio», consideramos a unidade "20"/"5" como quantificador?

Agradeço, desde já, a vossa disponibilidade e atenção.

Filomena David Professora Lisboa, Portugal 4K

Os exemplos que a consulente apresenta classificam-se como quantificadores numerais.

De acordo com o Dicionário Terminológico, um quantificador numeral é o que «[...] expressa uma quantidade numérica inteira precisa (numeral cardinal) [...], um múltiplo de uma quantidade (numeral multiplicativo) [...], ou uma fração precisa de uma quantidade (numeral fracionário)»; exemplos:

(1) «Tinha três filhos.» (numeral cardinal)

(2) «Agora tenho o dobro dos filhos.» (numeral multiplicativo)

(3) «Já tive um terço dos filhos [que tenho].» (numeral fracionário)

Ainda segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p.374), nas referências aos dias do mês usam-se os cardinais, salvo na designação do primeiro dia, em que é de regra o uso do numeral ordinal. Também na indicação dos anos e das horas se empregam os cardinais. Verifiquem-se assim os seguintes exemplos:

«Chegaremos às seis horas do dia primeiro de maio

«São duas horas da tarde do dia vinte e oito de julho de mil novecentos e oitenta e três

Bárbara Nadais Gama
Classe de Palavras: quantificador