Neófito ≠ neófilo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Neófitoneófilo

Tenho uma dúvida sobre as palavras neófilo e neófito. Me parece ser muito sutil a diferença, mas ainda persiste a dúvida. Poderiam esclarecer melhor? 

Edson Alves de Oliveira Estudante Engenheiro Caldas, Brasil 97

No Dicionário Aurélio, encontramos a definição de neófito: «(do grego neóphytos, pelo latim neophytu) Na Igreja primitiva, indivíduo recentemente convertido o cristianismo; aquele que recebeu ou acabou de receber o batismo; noviço; indivíduo admitido há pouco em uma corporação; principiante, novato: É neófito em filologia»

É nesse sentido que Fernando Pessoa acaba o poema Iniciação, em que alude ao cerimonial do iniciado no ritual esotérico do autoconhecimento, com o verso «Neófito, não há morte.»

Dicionário Houaiss ainda acrescenta: «Aquele que está num local pela primeira vez O banho dos neófitos ao passarem de navio pela linha do Equador.; pessoa recém-admitida numa empresa. [do latim neophytus, -i recém-convertido; do grego neóphytos, on, plantado há pouco, implantado recentemente (na alma)]. 

Quanto a neófilo (neo- + -filo), o sentido é bastante diferente e o mesmo Dicionário Houaiss define «Que ou aquele que denota neofilia¹; admirador ou adepto do novo.» 

¹ Amor à novidade, às teorias revolucionárias e concepções culturais originais, aos modos de expressão inovadores.

Maria Eugénia Alves
Áreas Linguísticas: Etimologia Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras