Montador e editor (cinema) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Montador e editor (cinema)

No cinema, que nome se dá a quem faz a montagem? Editor(a), ou montador(a)? Ou será que não é incorrecto usar os dois termos?

Desde já os meus agradecimentos pela vossa resposta.

Edgar Reis Estudante Lisboa, Portugal 5K

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista montador, dizendo que, em cinema, é «que ou aquele que executa a montagem dos filmes». Ainda significa «que ou o que monta»; «que ou quem é especialista em montar máquinas, dispositivos etc.»; «que ou o que executa montagens, unindo as peças, partes de objetos, esp[ecialmente] aqueles que vêm desmontados das fábricas e/ou lojas»; e, em informática, «diz-se de ou programa que faz a conversão das instruções escritas em mnemônicos da assembly para a linguagem de máquina». Além disso, é o «m. q. cavaleiro ("que ou o que cavalga", "que ou o que conhece equitação")».

Editor, por sua vez, é «que ou o que edita»; «que ou aquele que tem como função publicar textos, estampas, partituras, discos etc.»; e «que ou aquele que prepara, de acordo com as normas editoriais, um texto ou uma seleção de textos para figurar numa publicação».

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo