Não sei bem em que sentido utiliza a palavra monografia, se no sentido de uma dissertação ou estudo minucioso sobre um único assunto, um assunto relativamente restrito, um trabalho científico que resulte de investigação científica, uma tese, se apenas no de tratamento de tema bem delimitado, mas que não necessita do rigor e profundidade de uma investigação científica.
A redacção de uma monografia é assunto tratado em obras da especialidade. Poderei sugerir-lhe (visto escrever-nos do Brasil) uma obra aí publicada, Como fazer uma monografia, de Délcio Vieira Salomon, da qual seleccionei as sugestões que se seguem.
A elaboração de uma monografia pode compreender várias etapas interligadas: escolha do assunto, pesquisa bibliográfica, documentação do trabalho e sua crítica, construção e redacção.
1. O assunto: O que vai ser tratado? Como? Com que objectivo?
2. A pesquisa bibliográfica: importância das fontes e da bibliografia; elaboração de fichas bibliográficas e sua classificação, bem como indicações críticas sobre as respectivas obras (rigor, actualidade, abrangência, isenção, etc.)
3. Documentação do trabalho e sua crítica: selecção metódica e crítica do material a ser utilizado na elaboração do trabalho, em função de um plano previamente elaborado, de um esquema inicial que irá sendo afinado à medida que quem escreve vai aprofundando o assunto e verificando o que importa, afinal, tratar.
4. Construção definitiva do plano do trabalho:
– Introdução: apresentação do assunto, dos motivos da escolha, da importância, dos objectivos, do quadro teórico de referência, do plano do trabalho, das partes que o compõem. Antes da introdução, poderá haver um prefácio. Se existir, alguns dos aspectos da introdução passam para o prefácio: a natureza do trabalho, a instituição que o promoveu, a orientação recebida (se existir um orientador), o plano geral, os agradecimentos.
– Desenvolvimento: fundamentação lógica do tema, explicação, discussão, demonstração, exemplificação.
– Conclusão ou conclusões: síntese interligando as diversas partes do desenvolvimento e retomando as ideias essenciais da introdução (estrutura circular).
5. Redacção: feita ao longo de todo o processo, de uma forma provisória, havendo, no final, lugar à redacção definitiva.
Verifique se o seu trabalho tem as seguintes características:
1. Escolha do assunto: se é ou não relevante.
2. Formulação do problema ou hipótese: se o problema está bem especificado; se as proposições estão bem formuladas; se a hipótese está formulada em termos claros e precisos; se as variáveis estão bem definidas, etc.
3. Introdução: se está equilibrada em relação às outras partes; se foi elaborada de acordo com os requisitos da metodologia.
4. Estrutura do trabalho: se o plano está bem definido; se há organização lógica entre as partes; se não há repetições e digressões desnecessárias.
5. Pesquisa bibliográfica: se a extensão é adequada; se é actual e fidedigna; se as referências, citações e notas de rodapé estão correctamente feitas.
6. Crítica bibliográfica: se revela essa crítica, explícita ou implicitamente; se o leitor é capaz de se orientar entre bibliografia básica e secundária.
7. Documentação: se revela análise crítica do material documentado; se as citações são oportunas e fiéis; se os resumos estão bem feitos.
8. Desenvolvimento lógico: se revela raciocínio lógico, claro; se é seguro nas explicações; se sabe demonstrar; se não extrapola do contexto.
9. Método e técnicas empregadas: se o método está bem definido e justificado; se é adequado para abordar o problema; se todas as fases da pesquisa estão bem relatadas; se metodologicamente a pesquisa foi correcta; se a amostragem se justifica; se as amostras são representativas e significativas; se há descrição dos instrumentos de pesquisa e das técnicas utilizadas; se é feita a análise dos dados; se o uso das estatísticas foi correcto; se há relação entre a lógica da investigação e a usada no tratamento escrito do problema.
10. Conclusões: se revela uso adequado do processo e técnicas de inferência ou generalização; se as conclusões não extrapolam o contexto; se são apresentadas como parte final do trabalho, e de maneira sintética; se há relação entre conclusões e hipóteses.
11. Redacção e apresentação do trabalho: se a linguagem é correcta, objectiva, clara, directa; se a exposição é interessante, bem como a apresentação do material e dos gráficos.
12. Observância das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação: se respeitou as normas de um modo geral; se respeitou as normas no emprego de sinopses, sumários, citações e referências bibliográficas.