Moldavo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Moldavo

A ex-república soviética da Moldávia chama-se agora Moldova (parece que se pode admitir este nome em português), devido a uma série de problemas político-linguísticos que não interessam para o caso (no essencial, existiam uns problemas com uma região limítrofe da Roménia igualmente chamada Moldávia). No entanto, que nome se dá ao nacional da Moldova? Continuará a chamar-se "moldavo"? Em francês continua a dizer-se "moldave" mas já em inglês se passou a usar "moldovian".

Agradecido pelo esclarecimento e parabéns pelo v/ trabalho.

Abel Campos França 4K

Não se pode admitir tal nome (Moldova) em português. Em romeno, «Moldova» é o nome de um rio, que passou também à região por ele banhada, célebre pelos seus mosteiros, alguns com belas pinturas exteriores. É igualmente o nome de uma ex-república soviética, agora apenas República Moldava (ou da Moldávia). Esta república fica onde dantes era a província romena da Bessarábia, e a sua capital é Quixineve. Enquanto russificada, «inventou-se» uma língua moldava, que não passava, nada mais nada menos, do romeno escrito em caracteres cirílicos; agora já se escreve de novo em caracteres latinos, como anteriormente. Resumindo, Moldávia, além de uma região que se manteve sempre romena, é ainda a designação da ex-república soviética, onde uma minoria russa tem obstado a que esta volte a integrar-se na Roménia. Os habitantes (naturais) das duas Moldávias são moldavos (apenas).

F. V. Peixoto da Fonseca