Moldávia e Moldova - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Moldávia e Moldova

No Código de Redação Interinstitucional da UE, mais precisamente no anexo da lista dos estados e territórios, apresentam-se para o respectivo país as designações Moldávia e «República da Moldávia». Mas existe também uma nota que diz: «República da Moldova para efeitos protocolares».

Afinal, como se deve dizer/escrever em português? Moldávia, ou Moldova?

Obrigado.

Filipe Direito Investigador Porto, Portugal 3K

Como se pode ler no Código de Redação Interinstitucional da União Europeia, usa-se «República da Moldova» em documentos oficiais para designar o país que emergiu no seguimento da queda da antiga União Soviética em 1991. O termo Moldávia, ainda que não seja incorreto fora do âmbito oficial, tem a desvantagem de ser ambíguo, pois refere-se à região geográfica e histórica que, atualmente, engloba territórios pertencentes tanto à República Moldova como à Roménia e ainda à Ucrânia.

Rúben Correia
Classe de Palavras: quantificador