Mictório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Mictório

Gostaria de saber o que significa a palavra "mictorio"; será o mesmo que dizer "casa de banho"?
Muito obrigada.

Angelina Pereira Portugal 4K

Mictório é o local público para se urinar, portanto, o mesmo que urinol. Casa (ou quarto) de banho, ou banheiro, no Brasil, é a divisão da habitação de higiene pessoal, que não restringida só ao chamado WC em linguagem anglo-saxónica.
José Pedro Machado (in Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa) contesta a origem latina dada comummente ao vocábulo mictório: «Nada tem com o latim 'mictoriu-', “diurético”; trata-se, segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa [de Antenor Nascentes, Rio de Janeiro, 1932], de neologismo criado quando a princesa imperial regente, D. Isabel, teve de sancionar uma postura da Ilustríssima Câmara Municipal acerca dos mijadouros públicos [em Lisboa].»
Outros sinónimos de mictório: mijadeiro, mijadoiro, sumidouro, urinário.
Como adjectivo, mictório = que estimula a micção.
Outras palavras com a mesma raiz: micção (acção ou resultado de urinar), micturição (necessidade frequente de urinar).

José Mário Costa