DÚVIDAS

Mas e no entanto

Tenho visto e ouvido usar a conjunção "mas" frequentemente em conjunto com a também conjunção "no entanto": «Não foram encontradas armas de destruição massiva, mas, no entanto, os americanos persistiram em invadir o Iraque».
Esta frase parece-me pleonástica, portanto incorrecta. Já tenho mais dúvidas quanto à variante desta frase, também recorrente, em que com "mas", em vez de "no entanto" se usam locuções adverbiais como "apesar disso", ou "ainda assim". Nestas, não me parece que o "mas" faça falta, ou, sequer, dê jeito.
Peço que me esclareçam.

Resposta

Mas é uma conjunção adversativa, e, no entanto, uma locução conjuncional sinónima de contudo, porém, todavia, não obstante, mas, pelo que não devem ser utilizadas conjuntamente. Como muito bem disse, trata-se de um pleonasmo.
As locuções apesar disso e ainda assim também significam não obstante, mau grado, a despeito de, ou seja, têm um valor semântico próximo de mas.
Poderá acontecer que num determinado contexto de intensificação de uma ideia adversativa ou concessiva, por liberdade poética, haja lugar a uma utilização simultânea da conjunção mas e as referidas locuções, mas normalmente tal construção é sentida como errada.

Cf. Virgula depois do “mas”?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa