DÚVIDAS

«Malformações do feto»

Ouve-se frequentemente a expressão «malformação do feto», nomeadamente quando o assunto focado se relaciona com a interrupção voluntária de gravidez. Nesse contexto, surge o plural «malformações do feto».
A minha dúvida prende-se com o seguinte: será correcto dizer-se «malformação do feto» ou seria mais correcto dizer-se «má formação do feto» e o plural, neste caso, seria «más formações do feto»?
Grato pela atenção dispensada.

P.S. – Parabéns pelo reaparecimento do Ciberdúvidas. Força e coragem para vocês.

Resposta

O termo malformação existe no português e encontra-se registado em alguns dicionários de referência da língua portuguesa com o seguinte significado: «1. formação imperfeita ou defeituosa; 2. termo da medicina, formação anormal ou defeituosa de qualquer parte do corpo, de origem congénita ou hereditária.» (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa).
De acordo com as regras de formação do plural presentes na Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra, a maioria dos substantivos terminados em -ão altera a sua terminação para -ões. Deste modo, o plural de malformação é malformações.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa