DÚVIDAS

Localidade vs. lugar

Caros amigos, dentro de uma freguesia existem "lugares" ou "localidades"? Aprendi a dizer «lugares», pois localidade parece-me ser uma expressão mais abrangente e geral, mas agora ouço alguns a dizerem «localidades», para se referirem a divisões (não oficiais) de uma freguesia.

Podem ajudar-me? Desde já agradeço.

Resposta

Enquanto localidade é palavra de significado genérico, não especializado, lugar pode ser usado quer em linguagem corrente quer como termo da linguagem administrativa.

Localidade é termo de sentido genérico que pode englobar uma cidade, uma vila, uma aldeia ou um simples lugar. Já por lugar entende-se um aglomerado populacional com poucas habitações, ou seja, menor que uma aldeia, que, com outras localidades, se insere numa freguesia. É essa a noção que muitas juntas de freguesia deixam transparecer nas páginas que mantêm na Internet; por exemplo, o sítio da freguesia de Valongo do Vouga identifica os lugares que fazem parte dessa divisão administrativa, nomeadamente o lugar da Aguieira, o lugar da Aldeia, o lugar do Outeiro, etc. Refira-se que, na perspetiva de um discurso mais especializado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal não inclui o termo localidade entre os conceitos inventariados pelo seu sistema de metainformação, mas regista lugar como «[a]glomerado populacional com dez ou mais alojamentos destinados à habitação de pessoas e com uma designação própria, independentemente de pertencer a uma ou mais freguesias».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa