Embora não se trate propriamente de dúvidas acerca da língua portuguesa, vou procurar ajudá-la, mas sumariamente, como deve compreender.
O latim começou por ser falado no Lácio, cujo centro era Roma, e foi-se estendendo gradualmente por toda a Itália, destronando as outras línguas itálicas, como o osco, o úmbrico e o sabélico. Essa língua foi introduzida na Península Ibérica e nas outras partes do Império Romano pelos soldados, colonos e comerciantes que constituíam os invasores provenientes de Itália. Recebeu muitas influências das línguas faladas no que viria a ser o Império Romano, o chamado substrato. No caso de Portugal, por exemplo, influiu também, mas muito menos, o superstrato, isto é as línguas supervenientes, portanto o visigótico e o árabe.
Romanço (ou romance) é a designação comum das diferentes línguas que se iam criando nas condições acima referidas, quando ainda estavam numa fase não muito diferenciada relativamente ao latim.
Línguas neolatinas (ou novilatinas) são precisamente as que vieram do latim, como a nossa, a espanhola, a italiana, a francesa, a romena, a catalã e outras menos importantes, como o sardo e o rético ou romanche.
Dialecto é uma variedade de qualquer língua, com certas particularidades de pronúncia e de vocabulário, que não obstam à sua compreensão pelos outros falantes dessa língua.
A função da gramática é fornecer a estrutura duma língua, por tal modo que o seu vocabulário não seja mero amontoado de palavras sem nexo lógico. Como disciplina científica, cumpre à gramática disciplinar essas relações entre as palavras e as frases e aos gramáticos contribuir para que as línguas levem o maior tempo possível a transformar-se, o que não conseguem evitar.
Linguagem é qualquer tipo de comunicação, gestual, por exemplo, por meio do alfabeto morse, bandeirolas, sinais de trânsito, etc.
Fala é o que distingue os homens dos restantes animais, e julga-se que, com as características devidas à anatomia do homo sapiens, não deve ter mais de cem mil anos.
Língua é cada uma das cerca de seis mil variedades mais importantes usadas na fala. Julga-se não terem sido mais de dez mil e que o seu número está a reduzir-se rapidamente.