O esclarecimento que pede não está, verdadeiramente, no âmbito do Ciberdúvidas, que se destina apenas a tirar dúvidas e a prestar esclarecimentos sobre a Língua Portuguesa. O que pede é de linguística geral. No entanto, vou-lhe responder, seguindo os seguintes livros: Iorgu Iordan, Lingüística Románica e John Lyons, Linguistique Générale. Transcrevo o que me parece suficiente para se compreender. Se alguma dúvida permanecer, estou ao seu dispor.
Saussure distingue entre língua e fala. A língua "é um sistema lexico-lógico e gramatical que existe potencialmente na consciência" das pessoas que falam a mesma língua. Como meio de comunicação «a língua não depende do indivíduo que a fala." E tanto isto é verdade, que os indivíduos da mesma comunidade linguística têm de se interessar em aprender a sua língua, seguindo correctamente as normas estabelecidas.
"A fala é o acto pelo qual o indivíduo emprega a língua para exprimir as suas ideias. É, por conseguinte, de natureza individual; e, entre os seus elementos constitutivos, está também a emissão dos sons."
Todas as modificações que se operam na língua se originam na fala, mas não influem no sistema da língua, a não ser quando haja condições favoráveis para que essas modificações se generalizem, de tal modo que sejam aceites por todos os falantes.
"A relação entre língua e fala é muito complexa e controversa»; «todos os membros da mesma comunidade linguística (…) produzem, quando falam essa língua, enunciados que (…) podem ser descritos pelo mesmo sistema de regras e de relações." Esses enunciados são exemplos da fala em que o linguista se fundamenta para construir a estrutura comum subjacente: a língua."