DÚVIDAS

Labiobicipital

Já lhes enviei minhas dúvidas e pediram-me para dar o contexto.

«O lábio glenoidal ântero-superior é o local mais comum de variações anatômicas labioligamentares.

Na inserção tipo I, o complexo labialbicipital se fixa firmemente à margem da glenóide, de forma que a sonda de um artroscópio não pode ser inserida entre o lábio e a glenóide.

Inserção tipo III do complexo labialbicipital. A seta cheia indica a presença de um p recesso profundo entre o lábio superior e a cavidade glenoidal.»

Trata-se de estudo sobre radiografia do ombro.

Como escrever corretamente: "lábio-bicipital", ou "labiobicipital", ou ainda "labialbicipital"?

Obrigada.

Resposta

A forma curta do adjectivo labial é labio- em compostos eruditos (ou morfológicos), como labiodental, labionasal ou labiovelar, termos registados nos vocabulários ortográficos de Rebelo Gonçalves (1966), da Academia Brasileira de Letras (2009) e da Porto Editora (2009). A forma correcta será, em princípio, labiobicipital, mas é também de admitir labial-bicipital, com hífen, em «complexo labial-bicipital», se se pretende dizer «complexo que é labial e bicipital», mediante encadeamento vocabular.

[Fontes: L. Manuila et al., Dicionario Médico, Lisboa, Climepsi, 2003; Manuel Freitas e Costa, Dicionário de Termos Médicos, Porto, Porto Editora, 2005.]

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa