Interrogativas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Interrogativas

Estava eu na aula de português quando a minha professora nos mandou pontuar um texto, ao qual tinha sido previamente retirada a pontuação. A professora disse-nos que se tratava de um diálogo. Contudo, na primeira frase, surgiram duas versões, a minha e a da professora. A frase era a seguinte: «Então que boa fortuna o traz por aqui senhor Pertunhas perguntou ele».
Eu executei a pontuação da seguinte maneira: -Então, que boa fortuna o traz por aqui, senhor Pertunhas. - perguntou ele.
A professora corrigiu para: -Então, que boa fortuna o traz por aqui senhor Pertunhas? - perguntou ele.
A minha dúvida reside no facto de ser correcta a utilização do ponto final na minha frase, antes do segundo travessão, em vez do ponto de interrogação colocado pela minha professora.
Posteriormente consultei o livro de José Saramago "Ensaio sobre a cegueira", e verifiquei que ele utiliza a mesma pontuação.

André Gil estudante Portugal 6K

Lamentamos muito, caro consulente, mas a sua professora tem toda a razão. E ela explicar-lhe-á que a frase obriga ao ponto de interrogação por ser uma interrogativa directa. É uma transcrição em discurso directo (no caso, em forma de diálogo) que terá de levar sempre o sinal da pontuação respectivo, mesmo que se optasse pela outra forma também possível: "Ele perguntou:«Então, que boa fortuna o traz por aqui, senhor Pertunhas?»"

Só não levaria o ponto de interrogação se a frase fosse assim escrita, em discurso indirecto: "Ele perguntou (ou quis saber) «que boa fortuna» trouxera (ou trazia) ali «o senhor Pertunhas»."

O exemplo de José Saramago não serve, porque ele, propositadamente, por uma opção de estilo e não por ignorância, nem sempre segue, nos romances que escreve, a pontuação estabelecida.

P.S. - Já agora, dê uma volta pelas Respostas Anteriores, nas questões à volta das vírgulas e da pontuação. E pedimos licença para corrigir outro erro. Não escreva (nem diga) "executei a pontuação". O verbo executar não fica bem aqui. Diga ( e escreva): «pontuei». Ou: «fiz a pontuação».

José Mário Costa/José Neves Henriques