A forma registada pelas obras consultadas, com excepção do «Dicionário de Verbos Portugueses Conjugados» de Rodrigo de Sá Nogueira, é instrui. No entanto, se consultar o «Dicionário de Erros e Problemas de Linguagem», do mesmo autor, encontra, na entrada Instruir, o seguinte: «O pres. do ind. deste verbo conjuga-se assim: instruo, instruis, instrui, instruímos, instruís, instruem. – Cf. Construir, destruir, obstruir.» O dicionário de verbos também não diz que é "instrói", mas tem as duas formas (instrui, instrói) e, ao contrário dos outros, informa que instruir se conjuga como construir, destruir e obstruir.
O «Dicionário dos Verbos Portugueses» da Porto Editora diz que instruir se conjuga como constituir e instituir; o «Dicionário de Verbos Conjugados» de João Antunes Lopes, edição da Livraria Almedina, informa que se conjuga como contribuir. Como se vê, estes dois dicionários afinam pelo mesmo diapasão: constitui, institui, contribui, instrui.
A finalizar, parece-me importante transcrever o que diz o brasileiro Napoleão Mendes de Almeida no seu «Dicionário de Questões Vernáculas»: «Com exceção de construir e destruir, os verbos em uir, como possuir, instruir, obstruir, constituir, são regulares, merecedores de cuidados apenas na grafia: possuo, possuis, possui, possuímos, possuís, possuem.»