DÚVIDAS

«Hemos», outra vez

Tive oportunidade de adquirir, recentemente, o Dicionário Multimédia da Língua Portuguesa, em CD-ROM, distribuído conjuntamente com o jornal “Correio da Manhã”, e a revista “Sábado”, e baseado no Grande Dicionário Universal da Língua Portuguesa, da Texto Editores. Na secção «Verbos», na conjugação do verbo haver, na 1.ª pessoa do plural, do presente do indicativo, é afirmado «nós hemos». Conforme tive oportunidade de ver no vosso excelente sítio, da Internet, em respostas anteriores, a conjugação correcta é «nós havemos». O citado CD-ROM estará incorrecto, ao afirmar este erro? Deveria ter havido mais cuidado na revisão deste CD-ROM, uma vez que se trata de um objecto de distribuição maciça, a nível nacional? Tive uma vez uma professora de Português, no ensino secundário, que uma vez nos explicou este erro, dizendo que «hemos» não significa absolutamente nada, não existindo, sendo um erro frequente, sendo a forma correcta «havemos».
Qual é a frase correcta: «Nós hemos de visitar os nossos compadres à aldeia no próximo fim-de-semana» ou «Nós havemos de ir visitar os nossos compadres à aldeia no próximo fim-de-semana»? Gostaria de ter um comentário vosso.

Resposta

Hemos é forma que provém de havemos, por contracção, com a síncope da sílaba medial. O étimo é o latim ‘habemus’.
O grande gramático e dicionarista Francisco Torrinha cita havemos «a par de hemos», e outro tanto faz Francisco Martins Sequeira. Também a forma heis coexiste com haveis, mais usual e mais próxima do latim (‘habetis’). Tudo o mais é pura fantasia.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa