DÚVIDAS

Há designação para pai/mãe cujo filho(a) morreu?

Gostaria de saber se existe um vocábulo que defina "pai/mãe cujo filho(a) morreu" da mesma forma que "órfão" está para "filho cujo(a)pai/mãe morreu"; de igual modo faço a pergunta para a relação de irmão.

Será possível construir uma palavra para esta(s) definições a partir do latim?

Obrigado.

Resposta

Nunca encontrei «vocábulo que defina ‘pai/mãe, cujo filho(a) morreu’ da mesma forma que ‘órfão’ está para ‘filho cujo(a) pai/mãe morreu’; de igual modo (…) para a relação de irmão.»

E penso que não existirão tais vocábulos, visto que a situação de órfão é completamente diferente das outras no que respeita ao estado de vida, porque o órfão fica, não raro, em situação muito inferior àquela em que existiam os pais. Essa situação choca de tal maneira, que tem de haver palavra que a defina, que é órfão ou órfã.

A palavra órfão deriva do latim ‘orphanu(m)’, com o significado de «órfão». E o latim deriva do grego ‘orpfanós’: 1 privado de pai ou de mãe, órfão; 2 sem filhos; 3 privado de.

Baseando-nos no terceiro significado grego, poderíamos, talvez, inventar os seguintes vocábulos portugueses:

1. Orfanofilho/-a – ser humano a quem morreu o filho ou a filha.
2. Orfanoirmão/-ã – ser humano a quem morreu o irmão ou a irmã.

Eis as palavras que me vieram à cabeça, mas não lhes vejo nenhum jeito de vingarem.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa