DÚVIDAS

Gramática textual do português

Por vezes quando leio um livro mais técnico sobre a língua portuguesa deparo com as palavras enunciado, período, proposição, frase. Serão estas expressões sinónimas de uma só coisa?
   Em consequência desta pergunta, surge-me uma outra relacionada com as palavras sujeito, locutor, alocutário, enunciador, coenunciador. Estão estas palavras, também, relacionadas entre si?

Resposta

As palavras apresentadas não são sinónimas, mas há, por vezes, algumas semelhanças, principalmente entre enunciado e frase. Então vejamos:
   1. – Enunciado. Nem sempre corresponde a uma frase; na maior parte dos casos, é constituído por várias frases – pode ser texto de conversação, qualquer coisa que se expõe, etc. Às vezes são até frases incompletas, que podem ser devidas a interrupções diversas
.   A frase supõe a segmentação, a análise dum enunciado. O enunciado é, pois, um estádio anterior à análise.
   Alguns linguistas empregam o termo enunciado em vez de frase, em sentido mais restrito. Assim, por exemplo, «Amanhã vou passear» é um enunciado, considerado apenas como produção linguística.
   Como vemos, o termo enunciado não indica especialmente uma extensão precisa de texto, mais ou menos extenso do que a frase, mas a realização dum acto de fala.
   Período. – É uma frase devidamente estruturada, tendo como centro um ou mais verbos. Pode terminar por ponto final, ponto de interrogação, etc.:
   a) Amanhã vou ao teatro com a minha mãe.
   b) Como é agradável o canto do meu rouxinol!
   ) Não posso sair de casa, porque feri um joelho, quando ontem ia a descer a escada.
   É claro que o verbo pode estar subentendido:
   d) Que agradável o canto do meu rouxinol!
   3. – Proposição. – É o mesmo que oração. É uma unidade sintáctica caracterizada pela presença de um sujeito e dum predicado, ou apenas dum predicado:
   a) O meu irmão comprou um carro.
   b) Eu moro em Lisboa, mas tu moras no Porto.
   c) Chove a cântaros!
   O sujeito ou o predicado podem estar subentendidos:
   d) Eu moro em Lisboa, mas tu não [moras].
   e) - Olha lá, o Pedro sempre vai a França?
    - Claro que [o Pedro] vai.
   4. – Frase. – É uma palavra ou grupo de palavras que forma um enunciado com sentido completo, e com entoação especial no princípio e no fim.
   Quando escrita, começa, normalmente, por letra maiúscula e termina por um sinal de pontuação: ponto final, ponto de interrogação, de exclamação e reticências.
   a) O meu automóvel está avariado.
   b) Que lindo dia está hoje!
   c) Que lindo dia!
   d) - Chove?
    - Talvez… vou ver.
   f) Ai!
   Uma frase pode ser constituída por várias orações:
   g) Alma minha gentil que te partiste,
   ão cedo desta vida descontente:
   Repousa lá no Céu eternamente
   E viva eu cá na Terra sempre triste!

   Sujeito, locutor, alocutário, enunciador, coenunciador
   1. – Sujeito. – Nada tem que ver com as outras palavras, porque o sujeito é o elemento da oração que indica o ser do qual se afirma alguma coisa; a não ser que o nosso consulente se refira ao sujeito falante, que é o «termo que refere a relação do sujeito, como utilizador, com uma dada língua.» (Dicionário de Termos Linguísticos, vol. I, de Maria Francisca Xavier e Maria Helena Mateus).
   2. – Locutor. – «Aquele que emite a mensagem linguística. Os termos locutor e falante aplicam-se sobretudo à comunicação oral.»
   3. – Alocutário. – «Aquele que recebe a mensagem linguística. Os termos alocutário e ouvinte aplicam-se sobretudo à comunicação oral.»
   4. – Enunciador. – «Num sentido preciso, enunciador refere o sujeito da enunciação, aquele que enuncia e deixa marcas desse processo no enunciado. Num sentido mais geral, enunciador é muitas vezes substituído por outros termos seus equivalentes: locutor, emissor, falante.»
   Nota. – Estas definições foram todas extraídas do Dicionário mencionado no número 1
.   5. – Coenunciador. – Esta palavra é formada do prefixo co- (união, companhia) e do vocábulo enunciador, que é, segundo o mesmo dicionário, o seguinte: «Num sentido preciso, enunciador refere o sujeito da enunciação, aquele que enuncia e deixa marcas desse processo no enunciado. Num sentido mais geral, enunciador é muitas vezes substituído por outros termos seus equivalentes: locutor, emissor, falante.»
   Em conclusão: coenunciador é aquele que, juntamente (co-) com o enunciador, desempenha com ele a mesma função de enunciador.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa