Gírias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Gírias

Origem e histórico das gírias utilizadas no Brasil e em todo o mundo.
Aonde posso pesquisar mais sobre o léxico – gírias. Preciso fazer um trabalho sobre este assunto.

Sandra Pottmeier Brasil 5K

Como é possível saber-se tal coisa, se cada gíria tem a sua própria origem? E então a gíria de todo o mundo! Ninguém sabe isso. Mais ainda: são poucas as gírias, cuja origem se conhece. Vou apresentar a origem duma: fazer o diabo a quatro. Transcrevo do livro «Frases feitas» de Orlando Neves:
«É fazer grande ruído ou estardalhaço, ser causa ou autor de incidentes de todo o género. Vem de longe a origem. Representavam-se na Idade Média peças de devoção que ficaram conhecidas como 'mistérios'. Em certas delas, o diabo era personagem imprescindível. A essas peças chamaram 'diabruras'. Havia as 'pequenas diabruras', onde não entravam mais de três diabos e as 'grandes diabruras', em que no mínimo tinham de entrar quatro diabos.»

José Neves Henriques