O gerúndio e o particípio presente não compartilham as mesmas formas em português. A rigor, na nossa língua já não há particípio presente, ou, melhor, esta forma não faz parte do paradigma verbal. O que temos, sim, é o sufixo -nte, que permite derivar adjetivos e substantivos (amante, antecedente, ouvinte, seguinte) de temas verbais (amar, anteceder, ouvir, seguir) e tem origem na desinência do particípio presente latino (-ns, -ntis). Diz Edwin Williams, em Do Latim ao Português (Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2001, p. 191):
«Até o século XVI o particípio presente tinha força verbal mas no português moderno sobreviveu como adjetivo, ocasionalmente como substantivo, em poucos casos como preposição, e. g. salvante, tirante.»
Observe-se, além disso, que o gerúndio não tem, em português, uso adjetival, como se infere da seguinte observação do Dicionário Houaiss (s. v. gerúndio):
«forma nominal do verbo (q. v.), terminada em -ndo, usada para exprimir uma circunstância ou formar, quando conjugada com os auxiliares andar e estar, verbos freqüentativos, ou para expressar a ação incoativa de um verbo, quando estiver junto dos auxiliares ir e vir.»
No entanto, observa-se que a terminação de gerúndio -ndo é homónima de uma outra com origem no gerundivo latino1 e que pode ocorrer como sufixo nominal e adjetival em casos como os de examinando e crescendo. A propósito destas palavras, importa referir que o Dicionário Houaiss regista a forma -ando, que classifica de «desinência complexa», com a seguinte observação:
«[...] como desinência complexa (composta da vogal temática da 1.ª conjugação -a- + a desinência do gerundivo latino -nd- + a desinência do gênero masculino -o, que alterna com a feminino -a, seguidas ou não do número plural -s) corresponde em português a adjetivos e substantivos com a noção de "o ou que deve ser (mais a noção do radical)"; trata-se, em geral, de neologismos do século XX, conexos com o incremento do ensino e da divisão do trabalho físico e mental: abominando, adjudicando, admirando, adotando, agronomando, alimentando, alistando, analisando, bacharelando, batizando, citando, confessando, considerando, culpando, desapropriando, desquitando, diplomando, doutorando, economando, educando, engenheirando, examinando, expulsando, extraditando, farmacolando, formando, formidando, graduando, habilitando, imolando, infando, integrando, interrogando, invejando, lecionando, liberando, licenciando, liquidando, loando, magistrando, matriculando, medicando, memorando, miserando, multiplicando, naturalizando, negando, observando, odontolando, operando, ordinando, orientando, professorando, psicanalisando, radicando, regenerando, tributando, venerando, vestibulando, vitando (escusa lembrar que num sem-número dos exemplos acima citados sua forma coincide com a do gerúndio verbal; mas, enquanto este é invariável – elas estão examinando algo –, estes adjetivos e substantivos, nesta qualidade, oferecem flexão nominal completa: o examinando, a examinanda, os examinandos, as examinandas, o trabalho examinando, a tarefa examinanda, os trabalhos examinandos, as tarefas examinandas [...]»2
1Sobre o gerundivo, consultar a resposta "A consumanda vida", de Gonçalo Neves.
2 Acrescente-se que é em inglês que o gerund (termo cognato de gerúndio) tem a mesma forma que o particípio presente (cf. artigo da Wikipédia em inglês):
(i) This isn't working = «isto não funciona/está a funcionar»
(ii) working class = «classe trabalhadora/operária»