DÚVIDAS

Géneros e subgéneros textuais

Eu sou um engenheiro de ‘software’ e estou a aceder ao vosso ‘site’ a partir do trabalho. Tenho uma dúvida de certo modo urgente já que no trabalho não tenho maneira de a esclarecer e necessito da resposta.

Já consultei uma resposta a uma pergunta semelhante feita por outra pessoa mas não me chegou. O título era "Géneros textuais".

O que eu queria era uma explicação dos "tipos de texto" que são ensinados aos alunos nas escolas portuguesas actualmente. Eu tenho apenas uma recordação vaga deste tema dos meus tempos de escola, mas tenho a ideia que um desses "tipos" (hesito em chamar-lhe género, baseado na leitura da resposta que mencionei) seria a narrativa. Um amigo sugeriu mais uns quantos, como crónica, artigo, comentário, poema. O que eu queria era saber como é este tema ensinado actualmente nas escolas portuguesas. Até que ponto a classificação dos textos é pormenorizada? Segundo os cinco géneros mencionados na resposta que referi (a narrativa, a descrição, a argumentação, a explicação e o diálogo) ou com mais pormenor (de acordo com os exemplos que referi, crónica, etc.)?

Obrigado.

Resposta

Dois pontos prévios:

1. O termo “escolas portuguesas” é muito genérico e, simultaneamente, vago. Não sei a que escolas se quer referir.

2. Está a ser lançada uma reorganização curricular, havendo já documentos em estudo para alteração de programas.

Vou responder-lhe, então, fazendo um percurso pelos vários níveis de ensino e referindo os programas ainda em vigor.

No 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ao 4.º ano de escolaridade), os alunos têm contacto com pequenos textos em poesia (acerca dos quais apenas são informados de que são textos de poesia ou poemas) e pequenas narrativas. Os alunos, além de interpretarem esses textos, são orientados na sua produção: escrevem pequenos episódios ou narrativas. Também são ensinados a escrever pequenos diálogos. Ficam a conhecer as palavras e conceito genérico de poesia, quadra, história ou narrativa, conto, fábula e diálogo.

No 2.º Ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º ano), os alunos estudam textos narrativos, textos de poesia e textos de teatro, e produzem pequenos textos. Têm, também, contacto com notícias e textos publicitários, mas apenas a nível da leitura, e não da sua produção. Aos termos já conhecidos, soma-se o de peça de teatro.

No 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º ano), os alunos estudam com mais profundidade textos narrativos, poéticos e dramáticos, sistematizando as suas características. Também consta dos programas, a nível da Leitura, uma rubrica intitulada “Outros Textos”, onde se indica o tratamento de notícias, textos publicitários, entrevistas, reportagens, críticas a espectáculos e banda desenhada. Como produção de texto, é previsto que os alunos continuem a treinar textos que desenvolvam o gosto pela escrita (narrativa, poesia, etc.), mas também que aprendam a escrever um guião de entrevista, uma notícia e um texto de opinião (crítica). Estes termos e conceitos são conhecidos, bem como os de poema épico e de soneto. A descrição é apresentada como um dos modos de apresentação, pertencente ao texto narrativo.

No Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º ano), são estudados textos narrativos, textos líricos, textos dramáticos e textos argumentativos, consolidando-se e sistematizando-se os conhecimentos a respeito destes textos. Usa-se já com rigor o termo “texto lírico” (e não o genérico “texto poético”) e são estudadas as características de géneros como o romance, a novela, o conto, a tragédia, o sermão, etc.

No Ensino Técnico-Profissional e no Ensino Superior Politécnico e Universitário, há cursos em que determinadas formas naturais de literatura ou certos géneros e subgéneros têm um tratamento especial, relacionado com a natureza desses cursos.

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