À designação de «estrutura semântica do texto», não posso responder, porque está fora das atribuições do Ciberdúvidas, que se dedica apenas a tirar dúvidas de língua/linguagem portuguesa. Este assunto de «estrutura semântica do texto» pertence à literatura, e não à língua, como pode, ver por exemplo, no “Dicionário de Termos Literários" de Massaud Moisés.
A função morfológica diz respeito à função que as palavras desempenham na área da morfologia. Suponhamos estas frases:
(a) Não há o fazer sem o querer.
(b) Vou fazer o jantar.
Na frase (a), o vocábulo fazer é um substantivo. Desempenha a função morfológica de substantivo. Basta vermos que está precedido dum artigo.
Na frase (b), o vocábulo fazer é um verbo. Tem a função morfológica de verbo.
Ainda na frase (b), a palavra jantar é um substantivo, mas na frase seguinte é um verbo:
(c) Vou jantar com a Maria.
Ainda na frase (c), o vocábulo a é um artigo definido; mas, na frase seguinte, é um pronome.
(d) Esta fruta está verde; não a posso comer.
A acentuação gráfica, a pontuação e a ortografia são matéria muito vasta. Dá para escrever um livro. Por isso não posso responder. Responderei, sim, se me apresentar dúvidas.