Lamentamos, mas não conhecemos o termo «exurbanização». Os dicionários consultados não o reconhecem e os nossos consultores também não. Seria conveniente referir o contexto da frase em que tal aparece.
De qualquer modo, estranhamos a existência desta palavra na medida em que urbanização é um processo de transformação do território que se baseia na modificação das características rurais em características urbanas e não compreendemos que sentido terá a partícula «ex».
Possivelmente seria o de exportação.
Nesse caso, não haveria lógica científica nem semântica para que se utilizasse essa palavra, pois a exportação de um processo de urbanização é um processo de urbanização e não necessita da partícula «ex» para nada, nem mesmo nas maiores confabulações académicas da actualidade.
No entanto, é possível que por qualquer processo menos claro de transposição de um termo de uma língua estrangeira para o português se tenha passado a reconhecer a existência dessa palavra com um significado próprio de uma particularidade qualquer do processo de urbanização, um conceito recente do campo da Geografia ou do Urbanismo.