Cifrão vem de cifra (e esta do latim `cifra-´, que significa zero). Os significados de cifra são: algarismo sem valor absoluto, quantia, sinal convencional, etc.
Na minha opinião, nada impede que se designe o símbolo do Euro por cifrão, mas é costume dar essa designação ao símbolo $. Segundo José Pedro Machado, cifrão é o sinal $ que indica o valor em escudos, dólares, etc.
Repare que indica o sinal $, e não outros.
Eu designaria o `símbolo do Euro´ assim mesmo, usando duas palavras, como acabo de escrever. Quanto mais se complica, mais a escrita poderá ser gratificante para algumas pessoas, mas maior será a confusão para o utente indiscriminado.
Confesso que não gosto de «euróglifo». Não só porque se confunde na pronúncia com hieróglifo, mas porque esta última designação está mais relacionada com os caracteres do Antigo Egipto. Hieróglifo (¦ró¦ como escreveu bem, e não ¦glí¦, como se ouve ou vê frequentemente) vem do grego `hierós´ com o sentido de sagrado, mais `glyphein´, com o sentido de gravar. Ora não são estes os sentidos do nosso Euro, simplesmente uma unidade monetária.
Ao seu dispor.