Estrutura e formação de palavras
Estou escrevendo uma série de livros de 5.ª a 8.ª série e pretendo usar testes de vestibulares. No assunto Estrutura e Formação de Palavras, tenho dúvidas quanto a dois gabaritos de vestibulares da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Ei-las:
Em UFSC - 98, o gabarito oficial considerou correta a proposição 01, concorda?
01) A flexão de gênero em ateu > atéia e em judeu > judia provoca uma alteração nos radicais, já em peru > perua e doutor > doutora, os radicais mantêm-se os mesmos.
Em UFSC - 93, o gabarito oficial considerou correta a proposição 02, concorda?
02. A palavra "rejuvenescer" apresenta, simultaneamente, o prefixo "re-" e o sufixo "-escer".
Em 01, considerar que a adição da desinência de gênero feminino alterou o radical de ateu para atéi e de judeu para judi. Não é lógico, entretanto, em vista de palavras como ateísmo, ateísta, ateístico, ateização e ateizar considerar ateu como radical. Levando-se em conta sua família etimológica deveria este ser atei-.
Ou ainda, considerar judeu como radical quando se examina seus cognatos judiar, judiação, judiaria. O radical deve ser judi-. Concorda?
Em 02, como o Aurélio registra juvenescer, não se pode falar que o acréscimo de re- e -escer é simultânea. Temos aqui uma prefixação e sufixação.
Concorda?
