DÚVIDAS

«Estar possuído» = «estar possesso»

Surgiram duas dúvidas:

1 – No outro dia, a falar com um senhor, disse «estou possuído», e o senhor disse que estava errado e disse «estou possesso». Já fiz umas pesquisas e realmente possesso parece estar correcto, mas ouço muita pessoas dizerem «estou possuído» com o significado «estou pior que estragado». Pergunto se possuído está correcto, ou é somente possesso.

2 – Vi na Internet esta dúvida:

Diz-se «diriji-me a V. Ex.ª», ou «diriji-me à V. Ex.ª»?

Resposta

1 – A palavra possesso significa «que ou aquele que se crê dominado pelo demónio; possuído, endemoniado», sendo oriunda do «lat[im] possēsus,a,um, "possuído, ocupado, pertencente a", p[or] ext[ensão] "dominado, assenhoreado", part[icípio] pres[ente] do v[erbo] lat[ino] possidĕre "possuir"».

Quanto ao vocábulo possuído, quer dizer «que sofre uma possessão ("estado do que é habitado por ente sobrenatural"); dominado»; «de que alguém tem a posse»; «com quem se teve cópula (diz-se de pessoa)»; e «m[esmo] q[ue] possesso ("que ou aquele que se crê dominado")».

Assim, no contexto em causa, possuído e possesso significam o mesmo, e pode dizer tanto «estou possuído» como «estou possesso».

2 – Diz-se «dirigi-me a V. Ex.ª» (com g, e não j). Veja, por favor, a conjugação do verbo dirigir.

Fontes: Dicionário Eletrônico Houaiss e Portal da Língua Portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa