DÚVIDAS

Esquema rimático

"Gostaria de esclarecer a representação do esquema rimático da cantiga de amigo "Ai flores, ai flores do verde pino" de D. Dinis.

Resposta

Transcrevo da óptima obra Textos Portugueses Medievais (3.ª edição), de Corrêa de Oliveira e Saavedra Machado, p. 116, o mais importante do que lá vem sobre o que deseja saber:

"Cantiga paralelística dialogada, em hendecassílabos graves com acentos na 5.ª e 10.ª sílabas na primeira parte do diálogo, na 5.ª e 11.ª na segunda parte. As duas medidas tornavam-se, no aspecto rítmico, equivalentes. [...] O refrão é pentassílabo. A rima é toante, excepto nos dísticos 3.º e 4.º, em i nos ímpares, em a nos pares, como é de regra. Há paralelismo perfeito em cada uma das partes do diálogo. [...] O corpo da estrofe era cantado, na primeira parte da cantiga, por uma das moças que dançavam, na segunda, por outra; o refrão era cantado pelo coro."

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa