DÚVIDAS

«Entre mim e o causídico»

Recebi correspondência com a frase "entre mim e o causídico" e acho que devia ser "entre eu e o causídico", mas alegaram que depois de preposição não se usa pronome na forma direta. Isto procede? Está certa a frase usando pronome oblíquo? Ou estou certo?
Obrigado por me responderem.

Resposta

Os pronomes pessoais podem ser tónicos, ou átonos. São átonos os que servem de complemento, directo ou indirecto, ao verbo sem a intervenção de qualquer preposição – me, te, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as.
Os pronomes tónicos dividem-se em dois grupos: os que servem de sujeito – eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas – e os que servem de complemento e vêm associados a uma preposição – mim, ti, ela, ela, si, nós, vós, eles, elas (se a preposição for com, vem, regra geral, associada ao pronome: comigo, contigo, consigo, connosco, convosco.
No exemplo que apresenta, o pronome pessoal não é sujeito, pelo que, segundo a norma culta, não deve ter a forma eu, mas, sim, mim, dado que vem antecedida de uma preposição.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa