Entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico
Peço imensa desculpa, mas a resposta para a qual me remete[ra]m não responde às questões que eu vos coloquei. Não diz qual o acto oficial que encetou o período de transição por exemplo, desde quando ele está a contar, e se já posso escrever de acordo com o acordo. Ainda que uma parte da minha questão seja abordada nessa resposta, a consulta que vos fiz é variada e tem inúmeros pormenores que não são simplesmente de todo focados.
Nomeadamente, porque é que desaconselham que se comece já a escrever assim, se já estamos no período de transição (se é que estamos, algo que não me foi confirmado)? Na resposta em questão, apenas se diz que o período de é de 6 anos, mas não diz desde quando (dia e mês e ano), nem com que acto, ele iniciou.
É que repare, se já 3 países ratificaram o acordo + 2.º protocolo, e aparentemente isso é suficiente, nesse caso, à partida, o período começaria a contar desde a ratificação. Portugal penso que já ratificou tudo, embora não saiba quando exactamente. No Brasil, é dois anos até vigorar, em Portugal é 6, em Angola por exemplo vigoraria imediatamente após ratificação. Mas isso não me responde se no período de transição está apoiada pelas instâncias a dupla grafia ou só a partir da entrada em vigor é que posso escrever de acordo com o acordo.
Podem por favor clarificar?
Obrigado.
