Encertar (linguagem popular) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Encertar (linguagem popular)

Esta é sem dúvida uma página viciante...
Há algum tempo, em conversa de amigos, perante a utilização do termo "encertar", chamaram-me a atenção para o facto desse ser um termo muitas vezes usado, mas que não constava nos dicionários, pelo que se devia tratar de um erro já generalizado, como o "há-des", por exemplo. Levado por tal dúvida, decidi confirmar essa ausência em dicionário e cheguei à mesma conclusão: se "encertar" não consta é porque não existe, sendo que o seu uso é incorrecto e deverá ser substituído por "encetar".
Todavia, a propósito de uma dúvida apresentada sobre a expressão "enxertar" vi uma referência a "encertar" na resposta de José Neves Henriques(4/11/99). Significa então que o uso de encertar está correcto?
Obrigado.

L. S. O. Guerra Sociólogo Coimbra, Portugal 13K

Existe encertar na linguagem popular da Beira, pelo menos da Beira Litoral, donde sou natural. Nasci em Coimbra e muitas vezes na linguagem do povo se me deparou o verbo encertar, encertar um queijo, um pão, uma arrufada, o doce contido num recipiente, etc., ou seja, tirar o primeiro pedaço daquilo que se encontra inteiro.
O facto de encertar não se encontrar nos dicionários não quer dizer que seja erro. Será erro, sim, na linguagem culta, mas não na linguagem popular.
Faz-nos falta um dicionário da linguagem popular - com indicação da região ou regiões onde esses vocábulos se usam ou se usaram. Há trabalhos sobre isto, mas não um dicionário geral.

José Neves Henriques