DÚVIDAS

Encertar (linguagem popular)

Esta é sem dúvida uma página viciante...
Há algum tempo, em conversa de amigos, perante a utilização do termo "encertar", chamaram-me a atenção para o facto desse ser um termo muitas vezes usado, mas que não constava nos dicionários, pelo que se devia tratar de um erro já generalizado, como o "há-des", por exemplo. Levado por tal dúvida, decidi confirmar essa ausência em dicionário e cheguei à mesma conclusão: se "encertar" não consta é porque não existe, sendo que o seu uso é incorrecto e deverá ser substituído por "encetar".
Todavia, a propósito de uma dúvida apresentada sobre a expressão "enxertar" vi uma referência a "encertar" na resposta de José Neves Henriques(4/11/99). Significa então que o uso de encertar está correcto?
Obrigado.

Resposta

Existe encertar na linguagem popular da Beira, pelo menos da Beira Litoral, donde sou natural. Nasci em Coimbra e muitas vezes na linguagem do povo se me deparou o verbo encertar, encertar um queijo, um pão, uma arrufada, o doce contido num recipiente, etc., ou seja, tirar o primeiro pedaço daquilo que se encontra inteiro.
O facto de encertar não se encontrar nos dicionários não quer dizer que seja erro. Será erro, sim, na linguagem culta, mas não na linguagem popular.
Faz-nos falta um dicionário da linguagem popular - com indicação da região ou regiões onde esses vocábulos se usam ou se usaram. Há trabalhos sobre isto, mas não um dicionário geral.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa