«Em altos berros» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Em altos berros»

Deve dizer-se «em altos berros», ou «aos altos berros»? Ou poderá dizer-se de ambas as maneiras?

Muito obrigada.

Maria Emília Silva Professora Coimbra, Portugal 5K

Se essa expressão não tivesse o adjectivo — «altos» —, decerto que a dúvida não teria surgido. Porque se diz, naturalmente, «falar aos berros/aos gritos» e nem sequer se coloca a hipótese da construção «falar em berros». Esta construção — «falar em» — é usada, habitualmente, para se indicar a língua utilizada («falar em inglês/espanhol/francês») ou para se referir ao assunto/tema à roda do qual gira o discurso («falar em ti»).

Mas, ao colocar-se o adjectivo alto — que enfatiza/reforça o som do «berro» —, instala-se o campo do tom, que designa «a altura de sons emitidos pela voz humana; variação da altura, intensidade, duração». Ora, associada ao tom, usa-se a preposição em, como se pode verificar nos seguintes enunciados: «falar em tom baixo»; «dizer em tom irónico»; «cantar em todos os tons».

No exemplo apresentado não está expressa a palavra tom, mas a ideia está implícita. Por isso se diz «falar em altos berros», «dizer em voz alta», «contar em surdina/voz baixa».

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: preposição