Os programas de Português precisam, por vezes, de ser analisados em conjunto com outros documentos que o Ministério da Educação tem divulgado. Com efeito, se no programa propriamente dito se indica, para o 3.º ano (p. 164), «Identificar diferentes sons da Língua (vogais e consoantes)» e, para o 4.º ano (p. 165), «Distinguir sons vocálicos e consonânticos» (o que de alguma forma pode indicar uma maior complexidade da abordagem no 4.º), é no documento do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP), intitulado O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística, de Inês Duarte, que se explicita qual o conhecimento que os alunos deverão ter no final do primeiro ciclo. Aí se diz que, no final deste ciclo, os alunos deverão ter trabalhado e aprendido (p. 21):
« 2 A identificação de ditongos orais e nasais;»
Além da comparação entre estes dois documentos, é produtivo analisar as Orientações didácticas para o trabalho de Funcionamento da Língua em sala de aula: Parte I – Conteúdos de Funcionamento da Língua por Ciclo e por Nível de Ensino, de Olívia Figueiredo e Vítor Oliveira.
Na página 4 deste documento, vemos que, embora o conceito de semivogal seja remetido para o 2.º ciclo (e, aqui, diverge do texto de Inês Duarte…), no 1.º ciclo se trabalham já os ditongos.
Por outro lado, todos os documentos falam de sons e não de grafias, pelo que imagino (não tenho experiência de primeiro ciclo…) que todas as formas diferentes de grafar um som estejam incluídas no 4.º ano.
Assim, parece-me que por sons vocálicos se deverão considerar todas as realizações e valores, digamos assim, que adquirem as cinco vogais do alfabeto para grafar os diversos sons que as vogais adquirem e possibilitam, incluindo a ocorrência em hiato, como em voo, ou em ditongo, em que uma das vogais diminui o seu valor para semivogal. Como sons consonânticos teremos os sons que as consoantes do alfabeto, mediante as mais diversas formas de grafar, permitem. E aí inseriremos os dígrafos, mas não só, pois várias são as consoantes que dão origem a mais de um som. Estou a pensar, por exemplo, nas letras s, r ou x…
Bom trabalho!